Trabalho
CURSO DE BIOMEDICINA
Natália Cabello Ferreira
RA. 1299517563
RELATÓRIO SOBRE PROMOÇÃO DA SÁUDE
E PREVENÇÃO DAS DOENÇAS
São Bernardo do Campo
2014
Promoção da Saúde e Prevenção das Doenças
O ato de priorizar determinadas condições saudáveis pode ser denominado como Promoção da Saúde, ou seja dar ênfase á ações de melhoria na qualidade de vida do individuo ou coletivo entre essas podemos citar hábitos alimentares saudáveis, saneamento básico, moradia adequada, acesso a saúde pública prática de atividades físicas, entre outras medidas que visam o bem estar. A promoção da saúde segue a partir de alterações significativas que compõe uma estrutura de proteção e recuperação das condições de vida, assim reduzindo a vulnerabilidade de adoecimento, prevenindo futuras doenças, promovendo e preservando a qualidade de vida, não tendo algo como foco especifico mas sim fortalecendo a saúde e bem estar em geral.
Já a prevenção de doenças referes ao ato de de minimizar fatores de exposição ao risco por meio de ações antecipadas afim de evitar possíveis acontecimentos a saúde que interfiram no bem estar do individuo ou coletivo, agindo de forma a medicina preventiva através de estrategias baseando-se em informações cientificas, essas estrategias tem por finalidade controlar os riscos e realizar a proteção a saúde do individuo ou coletivo. Essa prevenção é feita por meio de dado epdemiologicos que nos permitem criar barreiras contra os agentes do meio ambiente, e impedir futuros danos a saúde através de consultas de rotina, exames periódicos que possibilitam um diagnóstico precoce e tratamento imediato. A prevenção tem como foco o uso de práticas preventivas que possam evitar determinadas doenças.
Atuação do biomédico na Promoção da saúde e Prevenção das doenças
O biomédico como profissional da área da saúde está apto a exercer diversas atividades que condizem a sua área de atuação, dentre as 35 habitações da biomedicina