ProModel
Dentro do ProModel, ajusta-se qualquer coisa nos paradigmas de locais, entidades, recursos, chegadas e processos. Os locais, as entidades e os recursos são as COISAS em seu sistema. \as chegadas e os processos definem O QUE AS COISAS FAZEM.
Locais (locations): os locais representam lugares físicos e fixos no sistema onde coisas acontecem. Os locais podem ser objetos como uma máquina, uma fila, um transportador (conveyor), uma mesa ou um posto de trabalho.
Entidades (entities): as coisas que se movem pelo modelo são chamadas entidades. Alguns exemplos incluem peças, produtos, pessoas ou até mesmo documentos. As entidades se movem de um local para o outro, realizando atividades.
Processos (processing): os processos descrevem as operações que se realizam em um local quando a entidade está naquele local, como: o tempo que a entidade gasta no local, os recursos que são necessários para completar o processamento, e qualquer coisa que acontece naquele local, inclusive o selecionamento do próximo destino da entidade.
Chegadas (arrivals): a forma que uma entidade aparece pela primeira vez no modelo (em algum local) é chamada de chegada. As chegadas podem ocorrer baseadas no tempo ou em alguma condição.
Recursos (resources): um tipo de objeto que é usado pelas entidades ou locais para realizar algum tipo de atividade, como um operador ou uma empilhadeira.
Como criar os elementos do modelo O ProModel usa uma abordagem gráfica. Cada elemento possui uma caixa de ferramentas gráficas (graphic toolbox). Clicando no gráfico e depois clicando no layout, você cria um elemento. Cada elemento que você cria possui um registro numa tabela associada a ele. Você pode então editar as propriedades daquele elemento mudando os valores no registro do elemento na tabela.
1.1. Locations
Locais (locations): Os locais representam lugares fixos no sistema para onde as entidades são roteadas para processamento,