Projeto Final
Resumo: Nossas atividades cotidianas podem ser divididas em vários sistemas e a análise desses nos trás muitas informações úteis, que podem ser aplicadas para otimizar essas atividades. Dentro do capitalismo, onde a concorrência é voraz, otimizar as atividades constantemente é a chave para o sucesso.
Este trabalho tem como objetivo o estudo de caso de um sistema de veículos no drive-thru de um restaurante tipo fast food utilizando a teoria das filas, modelo matemático que estuda este tipo de sistema.
Para o estudo do sistema coletou-se dados em entrevistas e medições, sendo os mesmos calculados pelo LibreOffice Calc. e analisados com o auxilio do software de simulação Promodel. Finalmente, fez-se uma análise crítica dos dados obtidos e melhorias são propostas. Palavras-chave: simulação de sistemas, teoria das filas, estudo de caso, fast-food, Promodel.
1. INTRODUÇÃO
A simulação de sistemas é uma técnica para projeto e avaliação de novos sistemas, como para reconfiguração e mudanças nos sistemas já existentes. Normalmente, a simulação de sistemas é utilizada em locais onde haja um problema ou dificuldade de se realizar experimentos no sistema real, seja por um período de tempo necessário para realizar o experimento muito alto, alto custo do experimento ou, à dificuldade de tratar fisicamente o experimento.
As técnicas de simulação de sistemas são inúmeras, neste caso utilizaremos Simulação de
Eventos Discretos (SED) e Estocásticos, em que o estado do sistema muda no tempo de forma não contínua e o comportamento não obedece a um padrão determinístico de entradas e saídas, mas aleatório, no nosso caso, a fila do drive-thru de uma franquia de fast-food de limeira, especializada em comida árabe (a pedido da gerencia o nome do restaurante será omitido no trabalho).
O restaurante tem como produto principal a venda de esfihas, mas também existem vários outros produtos como: bebidas em geral, pizza,
lanches,