Projetos
A utilização de letras de musicas no ensino seja de história ou outras matérias fornecem e auxiliam num aprendizado melhor ao aluno. Sabemos que no Brasil a música e a comunicação oral são mais significativas do que a linguagem escrita.
Grande parte dessa importância se da devido à música despertar nas pessoas vários sentimentos de alegrias, conquistas, revoltas e outros, onde através deles criamos vínculos e também nos traz informações que refletimos sobre elas. Contudo a música acalma os ânimos, aumenta a concentração e de fácil manuseio pois possuem varias formas para ser trabalhadas na área escolar e social.
Onde possibilita que o aluno aprenda mais em matéria de leitura quando ele é mais ativo em todos os seus estilos de atuação em diferentes linguagens, com variados objetivos. A prática educativa está ligada a linguagem musical que apresenta maior significação para o desenvolvimento da cognição e a interação entre as crianças. E é por meio desse canal entre musicalidade e percepção cognitiva que o educador deve aproveitar para trabalhar melhor sua didática. Com isso ajuda no desenvolvimento da criatividade e do senso critico da criança. Ajudando também para que os alunos sintam mais soltos com esse tipo de atividade, possibilitando aulas mais divertidas para não ficar somente com a rotina.
A música é uma linguagem que deve ser vista como arte e conhecimento sociocultural, pois revela experiências de diversas civilizações. A música é uma forma de o aluno perceber o momento histórico e elaborar seus próprios conceitos de determinado período.
Quando o professor propõe essa relação para o aluno, ele ajudara tanto para transmitir sua cultura e culturas passadas quanto para também compreender a cultura do jovem, entenderá mais como eles a usam e se apropriam dela, através de suas vestimentas comportamentos e danças.
Também deve se considerar que trabalhar o estudo com a música, não é apenas escolher qualquer música,