Alimentação
Ninguém duvida. Existe uma relação direta entre nutrição, saúde e bem-estar físico e mental do indivíduo. As pesquisas científicas comprovam que a boa alimentação tem um papel fundamental na prevenção e no tratamento de doenças. Há milhares de anos, Hipócrates já afirmava: “que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento”. É isso mesmo. O equilíbrio na dieta é um dos motivos que permitiu ao homem ter vida mais longa neste século.
2. O que é alimentação saudável Alimentação saudável é o mesmo que dieta equilibrada ou balanceada e pode ser resumida por três princípios: variedade, moderação e equilíbrio.
2.1. Princípios da alimentação saudável
● Variedade: é importante comer diferentes tipos de alimentos pertencentes aos diversos grupos; a qualidade dos alimentos tem que ser observada.
● Moderação: não se deve comer nem mais nem menos do que o organismo precisa; é importante estar atento à quantidade certa de alimentos.
● Equilíbrio: quantidade e qualidade são importantes; o ideal é consumir alimentos variados, respeitando as quantidades de porções recomendadas para cada grupo de alimentos. Ou seja, “comer de tudo um pouco”.
3. Alimentos x Nutrientes
Os alimentos são os produtos que utilizamos para nossa alimentação. Eles têm sabor, cheiro, forma e textura. Além disso, carregam significados culturais, comportamentais, afetivos e familiares, e são fontes de prazer para muitas pessoas. Os alimentos são representados por elementos encontrados na natureza, como frutas, verduras, legumes, ovos, leite, carnes, arroz, feijão, milho etc, e por produtos processados ou industrializados como: queijo, iogurte, enlatados, embutidos (presunto, mortadela, salsicha, linguiça, salames) massas, hambúrgueres, sucos hambúrgueres, sucos industrializados, refrigerantes, doces, guloseimas etc. Os nutrientes são as substâncias químicas que existem nos alimentos, ou seja, são