Projetos
EVERTON PAIVA CAVALCANTI
GESTÃO DE PROJETOS
SÃO PAULO
2014
Segundo o guia PMBOK - 4ª Edição, um processo é um conjunto de ações e atividades inter-relacionadas, que são executadas para alcançar um produto, resultado ou serviço predefinido. Cada processo é caracterizado por suas entradas, as ferramentas e as técnicas que podem ser aplicadas e as saídas resultantes. Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.
Processos se enquadram em duas categorias:
1. Processos da gerência de projetos : se relacionam com a descrição, a organização e a conclusão do trabalho do projeto. São universais a todos os projetos, pois controlam o ciclo de vida do gerenciamento de projetos.
2. Processos orientados ao produto : se relacionam com a especificação e a criação do produto do projeto, sendo exclusivos a cada produto. São definidos pelo ciclo de vida do projeto, e variam de acordo com a área de aplicação.
1 Grupos de processos
2 Interações de Processos
3 Áreas de Conhecimento da Gerência de Projetos: Processos
4 Ver também
5 Referências gerais
Grupos de processos De acordo com o PMBOK, os processos de gerenciamento de projetos podem ser organizados em cinco grupos de processos:
1. Processos de Iniciação – autorização do projeto ou fase
2. Processos de Planejamento – são processos iterativos de definição e refinamento de objetivos e seleção dos melhores caminhos para atingir os objetivos.
3. Processos de Execução – execução dos planos do projeto: coordenação de pessoas e outros recursos para executar o plano
4. Processos de Monitoramento e Controle – medição e monitoramento do desempenho do projeto. Garantem que os objetivos do projeto são alcançados através do monitoramento e medição regular do progresso, de modo que ações corretivas possam ser tomadas quando necessário.
Processos de Encerramento – aceitação formal do