Projetos
Qual a importância deste artigo, considerando gerencia de risco, em seu trabalho como gerente de projetos?
No gerenciamento de risco, envolvendo inúmeros fatores que são imprevisíveis e de difícil controle, com mudanças constantes de requisitos dos clientes e inovações tecnológicas, são arruinadas por exceder o prazo, gerando mais custos, com pouca qualidade e sem agradar o cliente.
Com este cenário vemos a dificuldade de gerenciar um único projeto, imagine vários e ao mesmo tempo. Prioridades, estratégia, recursos da organização e comunicação, são fundamentais para um ótimo desempenho de todos os envolvidos nos projetos.
Quando pensamos em métodos ágeis, pensamos em projetos organizados, com equipes eficientes, dentro do prazo e custos dentro do orçamento. Mas a maioria das vezes não é assim. Muitos dos processos acontecem de modo inesperado, como é o caso do scrum. É uma metodologia no qual são complexos e imprevisíveis, onde não é possível saber o que irá acontecer.
O APM (Agile Project Management), são práticas que auxiliam ao colaboradores e gestores a identificarem problemas em ambientes instáveis e desafiadores em que temos:
Visão: Produtos e negócios;
Especulações: Elaboração e definição de estratégias de riscos;
Exploração: Recursos planejados;
Adaptação: Revisão dos resultados;
Encerramento: Finalização do projeto.
Neste ambiente também, risco pode ser perigo ou oportunidade, para que seja bem concluído, temos que identificar analisar e controlar, para que não aja surpresas. As atividades são: identificação de riscos analise de riscos, planejamento de riscos, monitoramento e controle e comunicação. A maior preocupação do corpo gerencial, é o controle, recurso do projeto.
São 5 as fases:
Concepção: Definição do escopo;
Elaboração: Definição do plano gerencial;
Execução: Implementação e plano gerencial de riscos em ambientes múltiplos projetos;
Controle: