projetos
O QUE É SOCIOLOGIA A sociologia surgiu por uma manifestação de pensamentos modernos, na França, por pensadores que estavam vendo os sofrimentos dos trabalhadores, que saíram do campo para cidade.
Tudo teve como inicio a revolução industrial, onde a introdução da maquina a vapor, onde se precisa de muita mão de obra barata, e elas eram comandadas por empresários capitalistas.
A sociedade capitalista trazendo essas novas maquinas, conseguiu destruir os artesão independente, pois assim sem trabalho para ter, eles eram então obrigados a sair de suas terras para ir a cidade, onde ali começaram a sofrer.
O mais chocante é que os sociologista não eram homens da ciência, mas sim homens simples, que estavam ao lado do povo, que participavam dos debates, pois eles queriam reformar ou tentar modificar a sociedade do seu tempo.
“... a formação de uma estrutura social muito específica – a sociedade capitalista – que impulsiona uma reflexão sobre a sociedade, sobre suas transformações, suas crises, seus antagonismos de classe.” ( Martins, Carlos Benedito, p. 16)
Os pensadores franceses do século XVIII encontraram uns filósofos que queriam transformar a velha forma de conhecimento, mas também na sociedade. Nessa época a sociedade feudal e a burguesia revolucionaram os filósofos e já a sociedade feudal negam abertamente a sociedade existente.
O uso da razão e da observação, os iluministas analisam todos os aspectos da sociedade daquela época. Elas demonstravam que eram irracionais e injustas que eram contra a natureza dos indivíduos, que é destinado á liberdade e á igualdade social.
Os históricos sociais tinham fenômenos de um saber sobre a constituição, se baseando em afastar as interpretações, tendo assim novas maneiras de produzir e viver o visível processo das formas de pensar.
Os conhecimentos desses pensamentos dos filósofos eram um privilégio. Como eles dizem “homem comum”, encaravam as instituições sociais, as normas, como fenômenos sagrados e