CONTABILIDADE - Atividade 2
1) O que é o princípio da Continuidade? Qual sua importância?
RESPOSTA:
Seguindo os preceitos da continuidade, a entidade é vista como um organismo em constante movimento de produção, venda, compra, consumo, investimento, etc.
A continuidade influencia o valor econômico dos ativos e, em muitos casos, o valor ou vencimento dos passivos, especialmente quando a extinção da entidade tem prazo determinado, previsto ou previsível.
Em regra, a empresa não pode ser criada com prazo estabelecido para o seu encerramento. Ao se criar uma empresa, partimos do pressuposto de que a mesma operará indefinidamente ao longo do tempo.
A continuidade ou não da entidade, devem ser consideradas quando da classificação e avaliação das mutações patrimoniais, quantitativas e qualitativas, considerando que a entidade, até evidencias em contrário, terá sua vida continuada no futuro. A importância da utilização da continuidade nas organizações se estabelece porque ajuda a medir os elementos que compões as demonstrações da entidade, apurar resultados com exatidão.
2) Logo após as demonstrações, a primeira nota explicativa apresentada trata dos tipos de operações da Petrobras. Transcreva abaixo esta nota explicativa.
RESPOSTA:
A Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras dedica-se, diretamente ou por meio de suas subsidiárias e controladas (denominadas, em conjunto, “Petrobras” ou a “Companhia”), à pesquisa, lavra, refinação, processamento, comércio e transporte de petróleo proveniente de poço, de xisto ou de outras rochas, de seus derivados, de gás natural e de outros hidrocarbonetos fluidos, além das atividades vinculadas à energia, podendo promover pesquisa, desenvolvimento, produção, transporte, distribuição e comercialização de todas as formas de energia, bem como quaisquer outras atividades correlatas ou afins. A sede social da Companhia está localizada no Rio de Janeiro - RJ.
Referências Bibliográficas:
Apostila