projetos
PROJETO DE UM MOLDE:
O molde deve ser planejado de forma simples e racional.
Devido aos altos custos dos moldes, devemos utilizar formas de usinagem corretas, obtendo assim ganho no prazo de entrega e tempo de máquinas de usinagem.
Seus mecanismos de concepção funcional e com garantias de que não ocorrerão falhas durante a produção, geradas por desgastes ou quebra dos componentes.
Outro fator importante é a manutenção dos moldes, devemos prever uma desmontagem e montagem rápida para a reposição das partes danificadas, com fácil acesso aos mecanismos, versatilidade na retirada de parafusos, extração dos pinos de localização e postiços.
Conferindo assim ao molde facilidade no manuseio que irá reduzir custos e beneficiar a produtividade. Em suma, devemos sempre verificar as possíveis dificuldades que podem surgir nas etapas posteriores (construção, manutenção e produção) durante o projeto para serem eliminadas antes da execução do molde. Uma opção viável para evitar falhas de projeto é a realização do P. F. E. M. E. A. que através das experiências anteriores impedirá que se repitam os problemas já ocorridos nos projetos passados que o projetista ignorava por falta de contato com os clientes posteriores (manutenção e produção).
Elementos padronizados são também uma forma de agilizar a fabricação de moldes e flexibilizar a manutenção, pois os elementos são de fácil aquisição, prazo de entrega rápido e ótima qualidade. Isto faz com que tenhamos mais tempo para nos dedicarmos a construção das partes ativas, partes estas de maior responsabilidade no molde que asseguram dimensional, acabamento do produto e qualidade no processo.
Para o