Projetos
Cápsula de Fragrância:
Objetivo:
Renunciar a um bom e belo frasco de perfume, ao ato cotidiano e ingerir a cápsula da fragrância, como um comprimido para dor de cabeça.
Tomar comprimidos para determinado problema ou doença já é um hábito comum. Mesmo para fins estéticos é algo habitual. Mas tomar uma cápsula para ficar mais perfumado(a) é novidade.
O perfume em pílulas é fabricado apenas pela marca Polymar. Após estudos realizados pela Universidade Federal do Ceará e está sendo adotada por outros estados e até países como Portugal e Romênia. A cápsula está disponível, por enquanto, somente no aroma lavanda. O perfume, após ingerido, começa a ser exalado pelo suor.
Descoberta / Composição
Cientistas cearenses passaram quase dois anos pesquisando um aroma agradável que fosse extraído de uma planta comestível cujo óleo pudesse ser ingerido, já que a finalidade era produzir uma cápsula. Recorreram, para isso, ao banco de óleos essenciais do Parque de Desenvolvimento Tecnológico (Padetec) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Há 25 anos a Universidade vem formando sua Oleoteca a partir do estudo e catalogação das diversas plantas da flora nordestina.
A pesquisa foi inspirada em estudos de uma médica americana interessada em desenvolver um produto para tornar o suor cheiroso. Chegamos a um bom resultado. É comum o óleo essencial ter um aroma diferente da planta, composta por muitas outras substâncias que determinam o seu cheiro.
O que tornou possível o desenvolvimento das cápsulas foi associar o aroma do óleo essencial do coentro à quitosana, fibra natural desenvolvida no Padetec, com larga aplicação, retirada da carapaça de camarão, lagosta e caranguejo. A quitosana já vinha sendo utilizada em cápsulas de emagrecimento, por ser uma fibra que se liga às gorduras e as elimina