Imagem da organizacoes
Rosangela Salvador Biral do Santos1
RESUMO
O presente artigo objetiva identificar e descrever as diferentes imagens que uma organização representada pelo seu gestor, pode demonstrar na sua forma de administrar. Assim, através do desenvolvimento de pesquisa bibliográfica, puderam-se enumerar diferentes dimensões que uma empresa vivencia em seu cotidiano, e como essas podem interferir nas analises organizacional. Após os estudos foi possível entender que essas dimensões salientam o comportamento das organizações na sociedade e que este é algo bastante visado, de modo a influenciar na permanência delas no mercado.
PALAVRAS – CHAVE: Organismos; Cérebros; Sistemas Políticos.
1 INTRODUÇÃO
É interessante a forma pela qual se comportam os administradores, donos, sócios-gerentes ou qualquer outra pessoa que esteja gerenciando as atuais organizações.
Sabe que nos tempos modernos ter visão de futuro, “viver no futuro” é imprescindível para o crescimento e manutenção das empresas, assim administrar não se resume apenas nas funções de delegar, comandar e controlar, é preciso muito mais, é preciso conforme Morgan (1996) “ler” cada situação que as empresas vivem para poder melhor executar as funções de administrar. Entender quais são as imagens que a organização oferece e qual delas é a principal ou fundamental, é crucial para gerir em direção ao futuro. Percebe-se que ainda existem administradores no mercado que não estão atentos para esse fato, comportando-se muitas vezes, quando não na maioria delas, como “remédio”, ou seja atuando para sanar problemas, quando o ideal seria prevenir, para que a organização não tivesse que sofrer impactos maiores que aqueles que ela já esta fadada a vivenciar.
Este artigo busca evidenciar, na visão de Morgan (1996), as diferentes e presentes imagens encontradas nas organizações e que reflexos podem gerar para uma boa administração.
Em sua obra “Imagens da Organização” o autor considera os diferentes tipos