Projetos
Ciências Sociais – Juliana
Sistema de Ensino Brasileiro
Colégio Oswaldo Cruz
TERRORISMO
Mylena Pimentel Klein;
Stella Santos Mota.
Ciências Sociais – Juliana
Introdução
O terrorismo é uma forma de propaganda armada. É definido pela natureza do ato praticado e não pela identidade de seus autores ou pela natureza de sua causa. Suas ações são realizadas de forma a alcançar publicidade máxima, pois têm como objetivo produzir efeitos além dos danos físicos imediatos. Pode ser dito que o terrorismo é o emprego sistemático e premeditado da violência contra alvos não-combatentes a fim de intimidar governos e sociedades. Em toda a sua existência, a ONU não conseguiu obter um consenso para uma definição do que é terrorismo.
No início do século XXI, estudiosos classificaram o terrorismo em quatro formas: o terrorismo revolucionário, o terrorismo nacionalista, o terrorismo de Estado e o terrorismo de ações criminosas.
Terrorismo revolucionário: seus praticantes ficaram conhecidos como guerrilheiros urbanos marxistas.
Terrorismo nacionalista: foi fundado por grupos que desejavam formar um novo Estado-nação dentro de um Estado já existente.
Terrorismo de Estado: é praticado pelos Estados nacionais e seus atos integram duas ações.
Terrorismo de ações criminosas: são atos de violência praticados por fins econômicos e religiosos.
Desenvolvimento
Este o início de um dos muitos editoriais de jornais publicados nos últimos tempos sobre o terrorismo no mundo. As nações assistem perplexas ao aumento quase inacreditável desse tipo de violência que com carros-bombas, cartas-bombas e até homens-bombas, dilacera cidadãos e abala governos, em nome de causas religiosas, políticas, econômicas, sociais, étnicas…
O jornalista Luis Carlos Lisboa resumiu desta forma (muito