Projetos
O Fluxo de Caixa tem múltiplas finalidades, entre elas, ajudar no planejamento e controle de todo o recurso financeiro que entra e sai de uma empresa e auxilia o empresário a tomar decisões antecipadas sobre a falta ou sobra de recursos na empresa.
Serve para verificar se a empresa está trabalhando com falta ou sobra de recursos financeiros no período acompanhado. É uma base para planejar melhor políticas de prazos de pagamentos e de recebimentos. Auxilia a conhecer o momento mais favorável para realizar promoções de vendas, com vistas a melhorar o capital de giro da empresa. Ajuda a avaliar se os recebimentos previstos são suficientes para cobrir os gastos assumidos e previstos no período considerado e complementa a verificação se é o melhor momento para efetuar reposições de estoques em função dos prazos de pagamento e das disponibilidades de caixa.
O modelo abaixo de um Relatório de Fluxo de Caixa possui:
Saldo Inicial: é o valor constante no caixa e bancos no dia anterior ao início do período a ser considerado para a elaboração do Fluxo.
Entradas: todos os valores que são esperados pela empresa (conforme seu histórico no mercado) que podem vir a ser recebidos no período considerado, assim como os valores a serem recebidos das vendas realizadas a prazo em momentos passados; a que se considerar também a possibilidade de outras entradas: juros de aplicações no mercado financeiro, venda de ativo fixo, aporte de capital, empréstimos, juros de devedores inadimplentes, etc.
Saídas: todos os valores que a empresa