Projetos e Práticas de Ação Pedagógica Educação Infantil Unip
MARCELA CRISTINA DE OLIVEIRA MORENTE
PROJETO: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS
1.1 Justificativa
Esse projeto visa analisar, discutir e estimular a adoção de hábitos alimentares saudáveis em crianças na faixa etária de 3 a 4 anos, matriculadas na EMEI Helena Curiacos Nallin, na cidade de Cosmópolis, estado de São Paulo.
Em nossa sociedade, o aumento na renda das famílias, o intenso ritmo de vida e a crescente participação das mulheres no mercado de trabalho provocou o aumento do consumo de alimentos industrializados e junk food e a diminuição do tempo dedicado ao preparo de uma alimentação mais tradicional. Existe também, entre os pais dos alunos, uma grande desinformação sobre o valor nutricional dos alimentos industrializados e a importância de uma dieta balanceada, com consumo regular de frutas, verduras, legumes, grãos e cereais para garantir um desenvolvimento saudável para as crianças.
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), em seu segundo volume, trata a alimentação como parte do processo de educação e cuidado dedicado às crianças. De acordo com o RCNEI, o ato de alimentar em como objetivo, além de fornecer nutrientes para manutenção da vida e da saúde, proporcionar conforto ao saciar a fome, prazer ao estimular o paladar e contribui para a socialização ao revesti-lo de rituais. Além disso é fonte de inúmeras oportunidades de aprendizagem. (RNCEI, 1998, v. 2, p. 56)
1.2 Objetivos
Analisar os hábitos e preferências alimentares das crianças entre 3 e 4 anos e de suas famílias;
Estimular o consumo de frutas, legumes e verduras entre os alunos;
Colaborar para a reflexão, entre os pais dos alunos, sobre o consumo de gorduras, açúcares e sódio;
Identificar a origem dos alimentos;
Conhecer alimentos que compõem uma alimentação saudável;
Conhecer a importância da alimentação para o desenvolvimento.