Projetos sociais
Os projetos sociais são um exercício de cidadania, pois envolvem as pessoas para além do seu campo de vivência, permitindo a transposição de barreiras e preconceitos em benefício do outro. Eles são um meio para que haja maior conscientização do indivíduo diante do papel que ele desempenha na sociedade , além de despertar o sentimento de solidariedade. Surge a partir da vontade de uma ou varias pessoas de mudar a realidade em que vivem. Todo projeto social surge de uma necessidade de um problema concreto. Ao elaborar um projeto é necessário alertar para a solução de problemas de modo que as idéias sejam transformadas em ações.No desenvolvimento dos projetos sociais são fundamentais que sejam claros os objetivos, especificar os recursos, declarar parcerias e como serão analisados os resultados. Os Programas Sociais devem ser pensados e planejados de acordo com as necessidades básicas dos cidadãos brasileiros e articulados com as diversas áreas tais como: econômica (emprego e geração de renda), educação (capacitação formal) saúde (prevenção e tratamento igual para todos), Saneamento Básico (garantia de saúde), DEMHAB (moradia digna para as pessoas de baixa renda ou nas áreas de risco).
2. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Desenvolvimento sustentável é o equilíbrio entre preservação do meio ambiente e desenvolvimento econômico e social, ele busca a melhoria da qualidade de vida para toda a população mundial, sem aumentar o uso dos recursos naturais além da capacidade de suporte do planeta. Portanto uma sociedade sustentável, num olhar mais amplo e sistêmico, significa rever padrões de produção e consumo para que as necessidades presentes não comprometam as gerações futuras.
A construção de uma sociedade alicerçada nos princípios do desenvolvimento sustentável exige novos compromissos, são eles:
- Conhecer e compreender as premissas da sustentabilidade;
- Assumir a responsabilidade de alinhar às premissas da sustentabilidade, suas