Estudo de caso bethlehem steel
Se Taylor não obrigasse os homens a descansar, haveria o dispêndio excessivo da energia muscular. A produtividade diminuiria, pois sem descanso, seria humanamente impossível concluir os trabalhos no mesmo ritmo.
2. O que Taylor comprovou com essa experiência?
Os níveis mais altos de produtividade resultam da utilização eficiente da energia: trabalhar menos produz mais.
3. Em sua opinião, por que algumas pessoas trabalham demais: necessidade, excesso de trabalho, falta de método, compulsão, vontade de agradar o chefe, recompensa elevada ou outro motivo?
Creio que cada caso possui a sua particularidade. Todas as possíveis causas expostas podem levar algumas pessoas a trabalharem demais. Exemplificando, cito:
I. Necessidade - A necessidade pode ser interpretada como: dificuldade financeira, vontade de atingir algum objetivo profissional ou até mesmo a necessidade da ocupação demasiada do seu tempo em atividades profissionais, com o propósito da fuga de algum problema pessoal;
II. Excesso de trabalho – Talvez esse seja um dos principais motivos que leva os funcionários a trabalharem mais do que deveriam. As empresas cada vez mais reduzem o seu quadro de funcionários, com o argumento da diminuição de custos. Tal medida faz com que o empregado sozinho assuma funções antes desempenhadas por duas ou três pessoas. A situação gera a sobrecarga e o estresse do profissional. Novamente, pudemos associar a permanência desse funcionário nessas condições de trabalho à necessidade.
III. Falta de método – A falta de método, indiscutivelmente pode acarretar o aumento de horas trabalhadas, pois os funcionários necessitam de conhecimento e orientações adequadas para o desempenho das atividades, sem isso, o trabalhador além de perder muito tempo, pode não atingir os resultados esperados.