Projetos PIPI
São Paulo
O Hiper-Realismo, Concepção Artística de Patricia Piccinini
Ana Carolina De Almeida Barbosa
RA: 13033537-3
Luis Felipe Malafaia Prado
RA: 1302955-8
Marlene Silva
RA: 1302656-2
Professor Orientador: Valério Da Luz
Matéria: Projetos Integrados e Praticas Interdisciplinares
São Paulo
Sumario
Apresentação
No trabalho desenvolvido pelo grupo, pretendemos explorar o movimento artístico do Hiper-realismo, que tem como principal colaboradora a fotografia, para a criação de diversas linguagens artísticas. Trazendo como foco principal a arte tridimensional de Patricia Piccinini. As esculturas da artista australiana possuem uma identidade visual muito característica e conceitual, portanto com a escolha da escultura “The long waited” (O Tão Esperado) de 2008, foi possível construir uma síntese analítica do conceito principal de Piccinini de tornar natural e familiar as diferenças, quebrando alguns paradigmas considerados naturais pela sociedade, ampliando assim nossa receptividade e familiaridade com aqueles que consideramos diferentes, e numa modernidade a aceitação de novas possíveis seres que podem vir a surgir no futuro, questionando a reação do ser humano diante de novas situações.
O Hiper-Realismo
A arte moderna, embora muitas vezes cheia de ideais revolucionárias e vanguardistas dos movimentos abstracionistas, nunca recusou inteiramente a vontade de representar ou copiar a realidade. As ligações a linguagens realistas e figurativas, de caráter narrativo, ligado à tradição artesanal da pintura ou da escultura, foram surgindo ciclicamente, através de várias correntes pictóricas, ao longo do século XX.
Nos anos 60, esta recuperação das tendências realistas, determinadas por uma crescente rejeição do esgotado Expressionismo Abstrato e da Action Painting, surgem em