orientaçao sexual
OBJETIVOS
-Envolver professores e pais no trabalho de orientação sexual dos alunos.
-Desenvolver aos alunos o respeito pelo próprio corpo e do outro. - Refletir sobre diferenças de gêneros e relacionamento.
Anos
Este projeto pode ser para todo o ensino fundamental.
Desenvolvimento
1ºETAPA
Preparação da escola e da comunidade
Capacitação da equipe: Professores, e funcionários tem que esta preparado pra lidar com as manifestações da sexualidade dos alunos,tanto crianças quanto jovens.Um curso de capacitação seria uma ótima oternativa para orientar os professores com os principais temas como(como falar e agir com as crianças e os jovens,prazer,e limites,gravidez e aborto:DSTs etc.)é o mas indicado.
Envolvimento permanente organizem um grupo de professores que estudem temas sobre sexualidade para discutir as experiências em sala de aula.
2ºETAPA
Da pré-escola o 5º ano, o trabalho em sala de aula exige atenção do professor ás atitudes e à curiosidade das crianças, pois são elas que vão dar origem aos debates e ás atividades propostas a seguir.
Pré-escola
Diferenças de gênero – Baixar a calça e levantar a saia são sinais de curiosidade. O livro Ceci Tem Pipi?, de Heloisa Jahn e Thierry Lenain, explora as diferenças físicas e comportamentais entre meninos e meninas. Pergunte quem tem pipi. E quem não tem? Tem o que? Diga que a vagina é o pipi das meninas. Estimule o debate sobre o que é ser menino e menina, levando questões como: uma garota pode subir em árvores? Escreva as respostas no quadro e converse com a turma.
O corpo e o prazer – É normal que os pequenos toquem os genitais para ter prazer e conhecer o próprio corpo. Proponha a descoberta de outras formas de satisfação na escola, como brincar na areia e na terra ou com água. Deixe-os explorar esses elementos no parque e incentive-os a falar sobre o que sentiram e sobre as partes do corpo que dão prazer, inclusive o pênis e a vagina. Diga