Fichamento Livro - Técnica de Reportagem - Muniz Sodré
Item
Conteúdo
Referência
SODRÉ, Muniz. Técnica de Reportagem – Notas sobre a Narrativa Jornalística. São Paulo: Summus, 1986. 141 p.
Palavras-chave
Técnica de Reportagem – Narrativa Jornalística – Jornalismo - Arte de Escrever
Síntese
A reportagem é um gênero jornalístico privilegiado. Tem suas regras próprias e através dela se faz história. Este livro, de caráter acentuadamente prático, expõe regras básicas de reportagem. O enfoque é sobretudo descritivo, utilizando textos extraídos de jornais e revistas de nosso país.
Cap. 1
(p. 15 – 32)
O autor expõe as principais características para uma reportagem bem feita: “os fatos – e as referências a que estão ligados – serão relatados com precisão, garantindo, mais ainda, a verossimilhança. As principais características de uma reportagem: predominância da forma narrativa, humanização do relato, texto de natureza impressionista e objetividade dos fatos narrados.” (p. 15).
O autor comenta sobre os dois tipos de conhecimentos que podem ser obtidos através de uma notícia, ou reportagem: “Portanto, conforme o teor da informação, as características dos discursos das notícias e o próprio encadeamento delas, são produzidos conhecimentos de dois tipos. O que traz familiaridade com um tema – e nesse caso o discurso é concreto e descritivo, apenas assinalando os acontecimentos, e o que produz conceitos sobre um tema - com um discurso mais abstrato e analítico, oferecendo informação contextualizada.” (p. 32)
Cap. 2
(p. 36)
O autor explica que se pode atingir diferentes reações ao redigir/produzir uma notícia ou reportagem: “Registrar, historiar, opinar e reclamar são funções diferentes que produzem efeitos também diferentes, conforme o objetivo do emissor.”
Cap. 3
(p. 45)
O autor define o que vem a ser REPORTAGEM DE FATOS: “trata-se do relato objetivo de acontecimentos, que obedece na redação à forma de pirâmide invertida. Como na notícia, os fatos são narrados em sucessão, por ordem de