Projetos educacionais: contribuição para uma educação de qualidade.
Diego Goes, Hailton Moraes, Luan Barbosa Silva, Luís Paulo dos Santos de Castro, Maicon Pantoja, Milvânia Teixeira, Patricia Oliveira, Ruthelly Fazzi, Sâmia Fernanda Souza Pantoja.
Graduandos do curso de Licenciaturas integradas.
Faculdade Integrada Brasil Amazônia – FIBRA.
Resumo
Este artigo expõe a importância dos projetos educacionais para uma educação de qualidade no Brasil, informa através de fontes teóricas e práticas as reais contribuições dos projetos e seus resultados na comunidade e nos alunos envolvidos.
Palavras-chave: Projetos. Educação. Comunidade. Importância.
Introdução
Este artigo sobre projetos educacionais, não pretende se colocar contra os conteúdos acadêmicos, a proposta é mostrar que existe um método de ensino-aprendizagem eficaz que rompe com o modelo extremamente conteudista, que muitos educadores brasileiros ainda estão enraizados em uma metodologia de ensino obsoleta.
O método de ensino proposto é o de educar através dos projetos, que será definido, discutido e avaliado com bases teóricas e práticas, no estudo de publicações de educadores e na avaliação dos resultados de um projeto concreto bem sucedido.
Não pretendemos questionar o valor dos conteúdos acadêmicos, mas sim, sua forma de abordagem; queremos quebrar com o tratamento formal, queremos somar o conteúdo à prática, ao contexto em que vive o educando. Focarmo-nos no reflexo positivo dos projetos sobre os alunos, os resultados desses projetos no âmbito econômico, político coletivo não será nosso foco. Tudo que queremos é somar na qualidade da educação brasileira e projetar um futuro cada vez melhor.
1 O que é um projeto educacional?
No sentido etimológico, o termo projeto vem do latim projectu, particípio passado do verbo projicere, que significa lançar para diante. Plano, intento, desígnio. (Ferreira 1975, p.1.144).
Ao construir um projeto educacional, planejamos o que temos intenção de