Cancelamento de ruídos utilizando filtros adaptativos
Disciplina: Processamento Digital de Sinais Professor: Carlos Danilo M. Regis Leandro Brito soareslb@hotmail.com Resumo – Essa nota técnica apresenta uma introdução ao cancelamento de ruídos utilizando filtros adaptativos. Serão apresentados alguns conceitos básicos de filtros, sinais e conceitos sobre o DSP para poder apresentar a filtragem adaptativa para cancelamento de ruído em um sinal aleatório qualquer. Inicialmente abordamos os sinais e as suas classificações. Logo após apresentamos as estruturas dos filtros, exemplificando os filtros em um modo geral e como eles podem ser classificados. Seguindo a mesma linha de raciocínio mostramos o DSP. Vamos falar sobre os ruídos e o seu cancelamento, por fim veremos alguns resultados referentes à filtragem adaptativa de ruídos.
sinal aleatório, determinístico, sinal de energia, sina de potência, sinal periódico e sinal não-periódico. Quando a informação é representada no sinal no domínio do tempo cada amostra do sinal contém informação relevante. No domínio da frequência a informação está contida na forma como as amostras variam com o tempo. Um sinal é uma grandeza (por exemplo, tensão elétrica) variando no tempo e que carrega uma informação. Portanto, a tensão elétrica da tomada não é um sinal, enquanto uma onda transmitida por uma emissora de rádio é um sinal. A informação carregada pode ser voz, música, o resultado de uma medição (de distância, de velocidade...), imagem.
1
Introdução
O tema da filtragem adaptativa constitui atualmente uma ferramenta imprescindível no processamento estatístico de sinais. Sempre que haja necessidade de processar sinais resultantes de ambientes com estatísticas desconhecidas a utilização de um filtro adaptativo constitui uma solução atrativa quando confrontada com os resultados permitidos pela utilização de um sistema