Projeto
INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS – IFCH
PROGRAMA DE PÓS – GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
LINHA DE PESQUISA: SUBJETIVIDADE E CULTURa
PROJETO INICIAL DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO EM PSICOLOGIA
UM OLHAR FRENTE À PRÁTICA DE SIGILO EXERCIDA PELO PSICÓLOGO QUE ATUA EM UMA PERSPECTIVA CLINICA
DIANTE DA VIOLAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS
BELÉM
2010
1-TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA: um olhar frente à prática de sigilo exercida pelo psicólogo que atua em uma perspectiva clínica diante da violação de direitos humanos.
2-PROBLEMA DE PESQUISA:
O presente projeto de pesquisa tem como objetivo verificar como o Psicólogo que atua na perspectiva clínica conduz seus modos de atenção considerando a prática do sigilo e o que o Código de Ética da Profissão prevê quanto à situação de violação de direitos humanos?
O seguinte projeto vai me oportunizar a elucidar a problemática proposta, visto que, são diversas as formas de revelar uma violação de direito no contato clínico. Acontece, desde a verbalização direta da violação de um direito humano, até a manifestação de um sofrimento que não deixam de ser uma denúncia.
Em minha experiência profissional como Psicóloga em uma Clínica desde Janeiro de 2010 na qual sou lotada no setor de Medicina Preventiva de um Plano de Saúde (assistência de iniciativa privada regulamentada em 1998 pela Lei 9.656 de 3/6/98), em Belém, observei uma quantidade significativa de atendimentos onde a violações de direitos humanos estavam presentes: crianças fora da escola; violência doméstica; violência contra a mulher; falta de emprego; falta de alimentação; moradia... a partir dessas constatações surgiu o meu interesse em problematizar via pesquisa.
Benevides(2005) ressalta que as discussões referente a clínica deve ser uma análise inseparável da filosofia, da arte, da ciência e principalmente da política, “destacar a interface Clinica-Politica nos faz pensar não mais em sujeitos mas em modos de