Projeto
O projeto “Leitura e Escrita na Escola” será desenvolvido com alunos do 6º aos9ºanos do ensino fundamental. Sabendo que a habilidade de ler é o objetivo fundamental do ensino da língua materna e língua estrangeira, que o aluno deverá ler entendendo e fazendo-se entender, passando de um mundo quase sem palavras, uma vez que a maioria dos discentes têm muitas dificuldades de expressão oral, pouca leitura e pouca interpretação de texto.
A justificativa que permeia as atividades de leitura e escrita fundamenta-seno pressuposto de que é necessário possibilitar ao aluno construir uma atitude investigativa diante do conhecimento. Dessa forma, ao tematizar seus diferentes aspectos, procurar oferecer aos alunos acesso amplo às várias leituras que serão comparada se analisadas entre si, nos quais buscarão regularidade linguística e/ou constatações que serão registradas, possibilitando a construção do conhecimento sobre a linguagem e a escrita. Possibilitando várias leituras, onde estas são sistematizadas e reinventadasem novas produções de leitura e escrita.
Segundo Fiorin os Estudos de Língua analisam as unidades que vão do fonema ao período e que os Estudos de Discurso e de Texto examinam as unidades transfrásticas é dizer qual é o objeto empírico desses dois grandes ramos da ciência da linguagem. No entanto, o que cria um domínio científico não é um objeto empírico, mas um objeto teórico, que é um recorte feito no objeto empírico a partir de um ponto de vista teórico. Como dizia Saussure, o ponto de vista cria o objeto. Nesse sentido, a Linguística é um conglomerado de objetos teóricos: a língua, a competência, a variação, o uso, o discurso, o texto, etc.
A linguística é uma ciência recente, quando Saussure estabelece a teoria dos signos para estudar a linguagem, este estabelece o sistema da língua e para termos um sistema temos que ter dois elementos. Para Saussure eu tenho na língua um falante abstrato é o que ele chamava de sistema e outros