Projeto
DRY FIT TECNOLÓGICO (100% POLIAMIDA) – a poliamida ou nylon tem como características a alta resistência, fácil lavagem, resiste ao amarrotamento, cerca de 4% de absorção de água, toque agradável e secagem rápida. Uma grande vantagem da poliamida (nylon) em relação ao poliéster é o toque mais sedoso e melhor transpiração (seca mais rápido).
DRY FIT (100% POLIÉSTER) – o poliéster é caracterizado por ter uma ótima resistência, baixo encolhimento, secagem rápida, resistente ao amarrotamento, cerca de 1% de absorção de água. A principal vantagem quando comparado com as microfibras de poliamida é o custo.
ALGODÃO – o algodão tem um alto nível de absorção do suor. Ele absorve cerca de 11% da água. A princípio isso até pode parecer bom, porém, essa água absorvida demora para evaporar, o que acarreta um peso maior na camiseta e uma sensação desagradável de umidade. Para quem corre longa distância, carregar qualquer tipo de peso extra pode gerar um grande incômodo e até a perda de alguns minutos no tempo final da prova.
A corrida faz um bem danado ao nosso corpo, e todas nós (iniciantes, intermediárias e avançadas), sabemos que, no início, alguns detalhes podem atrapalhar a performance, causando desânimo e até desistência do esporte. Um desses detalhes é a escolha da roupa adequada.
Dri-FIT, Climalite, Climacool, Amni, Suplex, Emana, Pet Dry, seja qual for o nome, são tecidos sintéticos especiais; como poliéster, poliamida e microfibra, que passam por alguns tratamentos nas fibras e prometem diversos benefícios; como boa absorção da umidade, secagem rápida, equilíbrio térmico, proteção UV, infravermelho (ajuda na circulação), efeitos antibacterianos e até redução do ácido lático nos músculos!
A grande maioria das camisetas que dão nos ‘kits corrida’ são 100% poliamida. A diferença que nota-se de uma para outra são nas tramas (vejam os buraquinhos!): quanto mais abertas, maior a evaporação do suor e consequentemente mais fresquinhas