projeto
O presente trabalho propõe uma breve análise da Importância dos Serviços para a Economia Global e Brasileira. Traremos alguns fundamentos teóricos acerca do conceito de serviços, assim como sua origem, evolução e representatividade na estrutura da economia mundial e brasileira. O setor de serviços tem se tornado cada vez mais atuante e presente. Em boa parte do mundo sua participação na economia vem crescendo. Segundo estudos do Banco Mundial, no Brasil ele corresponde a mais de 60% do Produto Interno Bruto e é o segmento que mais tem gerado empregos atualmente. Assim, o objeto de estudo principal do trabalho, se concentra na influência e importância que o Setor de Serviços apresenta como atividade econômica responsável por grande parte da riqueza e empregos no país e no mundo.
2 Conceito de Serviços
Lovelock & Wright (2006, p. 5) consideram que a definição do conceito de serviços não é fácil, devido à diversidade de suas atividades e ao processo de produção de resultados intangíveis que os caracteriza; porém, o definem como ato ou desempenho oferecido que pode estar ligado a produto físico, mas com desempenho essencialmente intangível e normalmente sem resultar em propriedade de nenhum dos fatores de produção, caracterizando-se como atividades econômicas que criam valor e fornecem benefícios para clientes em momentos e lugares específicos. Essa definição tem origem na diferenciação entre serviços e bens, e considera que os produtos dos serviços são realizações intangíveis, embora o pacote de serviços apresente componentes físicos que podem ser utilizados durante o processo de produção e entrega de resultados (LOVELOCK; WRIGHT, 2006, p. 17).
Johnston & Clark (2010, p. 28) dizem que o conceito de serviços também pode ser visto sob a perspectiva do cliente sobreposta à perspectiva da operação. Assim, o cliente considera serviço como o pacote que recebe, no qual estão contidas suas expectativas e a experiência direta,