projeto
- Grande área: Ciências da Saúde
- Área de conhecimento: Nutrição e Saúde Coletiva
Justificativa
O crescimento infantil não se restringe a aumento de peso e altura, mas caracteriza-se por complexo processo que envolve dimensão corporal e número de células. É influenciado por fatores genéticos, ambientais e psicológicos. Ao avaliar o estado nutricional da criança, o profissional de saúde tem à sua disposição diferentes técnicas e instrumentos para serem aplicados. As maiores dificuldades residem na escolha do critério a ser utilizado e na interpretação dos resultados. (VITOLO, Márcia Regina 2008).
Constantemente será visto a denominação pré-escolar durante este Projeto de Pesquisa, e visto a necessidade de esclarecer dito termo, são consideradas pré-escolares crianças que possuem de dois (2) a seis (6) anos de idade, freqüentadores de Instituições que lhe proporcionam aprendizado através de atividades lúdicas e jogos, que tem por objetivo exercitar capacidades cognitivas e motoras dos mesmos (Sociedade Brasileira de Pediatria).
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2009, uma em cada três crianças de cinco à nove anos de idade estava acima do peso recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Todo o processo biológico e de desenvolvimento do lactente pode ser influenciado pela prática alimentar nos primeiros meses de vida. A prática do aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida vai prevenir alergias alimentares, desnutrição, obesidade, anemia, deficiências nutricionais, diabetes melito e constipação intestinal. (VITOLO, Márcia Regina 2008).
Com isso houve uma publicação recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) da situação nutricional da criança brasileira que apresenta os resultados das medidas antropométricas de crianças e adolescentes da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF, 2002-2003). No entanto, a identificação de desigualdades no