Pinturas e seus significados
- O Grito de Edvard Munch:
Tristezas, obsessões e frustrações pessoais ganham formas e cores, em angustiantes representações, nas telas do pintor norueguês Edvard Munch (1863 – 1944). Sua obra abriu caminhos para o desenvolvimento do Expressionismo, movimento artístico concentrado na Alemanha entre os anos de 1905 e 1930, que é conhecido como a arte do instinto.
A pintura representa uma figura andrógina em um momento de profunda angústia e desespero existencial. A imagem que aparece como plano de fundo é a doca de Oslofjord, em Oslo, ao pôr-do-Sol. A fonte de inspiração da obra pode ser a vida pessoal do próprio pintor, educado por um pai controlador que teve de lidar, ainda enquanto criança, com a morte da mãe e de uma irmã.
165608064770
- A Dança de Henri Matisse
A Dança, do pintor francês Henri Matisse, é uma obra que se encontra exposta no Museu Hermitage em São Petersburgo na Rússia. É pintada em óleo sobre tela e mede 260 centímetros de altura por 389 centímetros de largura.
Acredita-se que a ideia da composição surgiu em 1905, enquanto o pintor observava alguns pescadores a realizar uma dança de roda, a sardana, numa praia do sul de França. As formas simplificadas das dançarinas ocupam toda a tela, num padrão rítmico de movimento expressivo. Além disso, Matisse limitou a sua paleta a apenas três cores: azul para o céu, laranja-rosado para os corpos e verde para as colinas.
A simplicidade do desenho, com os seus três elementos básicos - dançarinas, uma vastidão vazia de verde e outra de azul -, cria uma imagem na qual as relações abstractas entre forma e cor são fundamentais.
1215390150495
- Guernica de Pablo Picasso
Guernica era uma vila de mais ou menos 6 mil habitantes situada na região norte da Espanha, em uma das províncias do País Basco. Durante a Idade Média, a vila ficou conhecida por ser local de reunião das Juntas Gerais, o conselho político de Biscaia, e por ser aí que havia ocorrido o juramento dos