Projeto
1. APRESENTAÇÃO
O projeto HORTA COMUNITÁRIA (GERAÇÃO DE RENDA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS) além da inclusão promove a autonomia das famílias, tem como objetivo ser um instrumento de fortalecimento de vínculos do usuário com o equipamento, em especial as família que são acompanhadas através do PAIF (Programa de Atenção Integral a Família) e beneficiários dos programas de transferências de renda; PBF (Programa Bolsa Família) e PCCB (Programa Cartão Cesta Básica), através da Política Municipal de Assistência Social, conforme preconiza o SUAS, Lei 12.435/2011.
Dentre os programas citados, a SEMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) Regional Imbiruçu presta serviços junto à população georeferenciada, com: Auxilio Funeral, Encaminhamento para RG (Carteira de Identidade), Fotos 3 x 4 para documentos, 2ª via de certidão de nascimento, casamento e óbito, carteira do idoso, repasse de Ticket do Restaurante Popular, Vale-transporte social para acessar a rede, Passe Livre para deficientes e Passe Livre interestadual.
Através do Estágio Curricular pude observar que, infelizmente, os serviços ofertados pela SEMAS não são difundidos totalmente as famílias reforçando ainda mais a sua vulnerabilidade.
Observa-se que o quadro técnico do equipamento não condiz com a quantidade de atendimentos e condutas necessárias para um acompanhamento familiar adequado e de qualidade.
A proposta visa uma maior interação das famílias junto ao equipamento, minimizando esta falta de conhecimento do direito, mediante atividades semanais em grupo, proporcionando diálogos orientados e também a possibilidade a geração de renda as famílias, visando maior autonomia, mediante a construção da Horta Comunitária.
2. JUSTIFICATIVA
A SEMAS Imbiruçu é uma unidade pública estatal de base territorial, localizada em área de vulnerabilidade e risco, objetivando atender em torno de 90.000 famílias, executando