PROJETO
a) Leite
O leite é um produto indispensável para as pessoas, independentemente da idade, além de ser rico em proteínas, ajuda a prevenir a osteoporose, deve ser consumido diariamente e pode ser substituído pelo seus derivados.
O uso do leite como alimento é antigo. Pesquisadores afirmam que o hábito tem mais de 10 mil anos, sendo que seu aproveitamento foi se ajustando às diferentes culturas. Ao Brasil, foram trazidos pelos portugueses, que desembarcaram por aqui com algumas vacas, o que significou uma grande novidade para os indígenas nativos. A mesma surpresa foi causada pelos conquistadores espanhóis ao ocuparem o continente. Há registro de que as vacas leiteiras perdiam sua nobre função quando oferecidas às tribos do continente, já que eram abatidas e devoradas tão logo os invasores se afastavam dos animais.
Outra utilização muito atual, mas nada recente, aponta o leite em produtos medicinais e cosméticos. Há registros datados de 400 anos A.C., quando o grego Hipócrates, considerado o pai da medicina, receitava leite fresco de vaca como antídoto para casos de envenenamento. De seu receituário, constavam também misturas com outros líquidos, como vinho e mel, para curar inflamações, febre e infecções da garganta. Já no império romano, descobriu-se que o leite tinha propriedades rejuvenescedoras. Um exemplo é Pompéia, a esposa do imperador Nero, que tomava prolongados banhos de leite de jumenta para ficar mais jovem e bela, segundo relato do livro "El mundo de la leche" (P. Mastellone).
B) PESQUISA DE MERCADO
Ao longo dos últimos 20 anos o setor lácteo passou por diversas transformações e vivenciou momentos distintos. Mesmo nos diferentes ambientes de intervenção, a produção sempre cresceu. Somente nos últimos 10 anos a produção de leite cresceu 55% no Brasil (Gráfico 1). As empresas de beneficiamento de leite estão apostando no crescimento do setor abrindo fábricas com capacidades bem acima do volume processado