Projeto
Em um ambiente de competitividade cada vez maior, uma organização que se propõe a conhecer, estudar e tomar ações sobre o ambiente no qual ela esta inserida, certamente irá se preparar melhor para as situações adversas e terá subsídios para conquistar oportunidades, até então, inexploradas. Neste contexto, surge a necessidade de se planejar os passos que deverão ser seguidos pela organização.
Segundo Chiavenato e Sapiro (2004, p. 39), “o planejamento estratégico é um processo de formulação de estratégias organizacionais no qual se busca a inserção da organização e de sua missão no ambiente em que está atuando”.
Além disso, o planejamento estratégico está diretamente relacionado com os objetivos estratégicos de médio e longo prazo que afetam a direção ou a viabilidade da empresa.
[...] o planejamento estratégico corresponde ao estabelecimento de um conjunto de providências a serem tomadas pelo executivo para a situação em que o futuro tende a ser diferente do passado; entretanto, a empresa tem condições e meios de agir sobre as variáveis e fatores de modo que possa exercer alguma influência; o planejamento é, ainda, um processo contínuo, um exercício mental que é executado pela empresa independentemente de vontade específica de seus executivos. (OLIVEIRA, 2003, p. 35)
Durante a organização e a implementação da estratégia, as orientações estratégicas devem ser traduzidas em ações concretas para alcançar os objetivos elaborados na etapa anterior. (SERRA, 2003, p. 35)
É preciso que todos estejam envolvidos com as ações propostas, de modo que o seu alcance possa ser reconhecido e identificado por todos. Sendo este acompanhamento de responsabilidade da administração estratégica.
De acordo com Oliveira (2007, p. 7) a “administração estratégica é uma administração evolutiva, moderna, sistêmica, interagente, que otimiza, de maneira efetiva, os resultados das empresas”.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 MISSÃO, VISÃO E VALORES
2.1.1 Missão
A missão tem