Cargas eletricas
Cargas elétricas
Cargas elétricas: É uma propriedade associada à própria existência dessas partículas. Podem ser classificadas em positivas ou negativas. Os nomes foram dados arbitrariamente.
Corpos eletrizados: Quando o número de cargas positivas é maior que o número de cargas negativas, dizemos que o corpo está eletricamente positivo. Quando o número de cargas positivas é menor que o número de cargas negativas, dizemos que o corpo está eletricamente negativo. Quando o número de cargas positivas é igual ao número de cargas negativas, dizemos que o corpo está neutro.
A carga elétrica é quantizada, ou seja:
Conservação da carga
Quando os corpos estão eletrizados aparece uma força agindo neles. Se as cargas dos corpos forem iguais teremos uma repulsão dos corpos, se forem cargas opostas teremos a atração dos corpos
Aplicação nas indústrias: Pinturas eletrostáticas Impressoras Copiadoras
Tipos de eletrização.
Atrito, contato e indução
Atrito:
Na eletrização por atrito os corpos atritados ficam com cargas elétricas opostas, como por exemplo, o pedaço de flanela com cargas positivas e o bastão de vidro com cargas negativas.
Na eletrização temos apenas a transferência de elétrons. Eles estão girando ao redor do núcleo dos átomos e por isso, dependendo do material, têm facilidade para escoar de um corpo para outro.
Contato:
Na eletrização por contato os corpos ficam com a mesma distribuição superficial de cargas elétricas. Isto significa que se os corpos forem idênticos, eles terão a mesma carga elétrica.
Convém observamos aqui, um dos princípios mais importantes da eletrostática:
Num sistema eletricamente isolado, a soma algébrica das cargas positivas e negativas é constante. Isto é outra forma de se dizer que a carga elétrica não é criada do nada. Assim, dois corpos podem trocar carga elétrica entre si, mas nenhum deles “fabrica” carga elétrica.
Indução:
Dois corpos, A e B, sendo A