projeto
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campus Pato Branco
Marta Arnold
PROJETO DE UMA RESIDENCIA UNIFAMILIAR
Pato Branco
Setembro de 2011
1
PLANTAS
As plantas para uma residência unifamiliar, situada na quadra 1603, lote 31, na
rua Primo Lavezzo foram geradas a partir do estudo preliminar, do organograma funcional e do pré-dimensionamento.
2
MEMORIAL JUSTIFICATIVO
Nas faces norte e leste do terreno, observando o zoneamento ambiental, foram
posicionadas a área íntima e social, e nas faces sul e leste a garagem, lavanderia, escada e banheiros, levando em conta proporcionar um melhor conforto térmico para as áreas íntima e social, onde se tem mais permanência na residência.
A área de lazer foi integrada a garagem, sendo aproveitado um espaço destinado a serviço para lazer.
A escada foi posicionada no meio do pavimento térreo para que possibilitasse facilmente o acesso vertical ao pavimento superior.
O lavabo foi posicionado de maneira a atender a área de lazer integrada a garagem, a sala e a cozinha/sala de jantar. Neste foi colocada uma abertura voltada para a área de lazer, e visando melhorar a ventilação do lavabo, este deverá ter um exaustor de ar para a ventilação do ambiente.
No pavimento foram posicionados nas faces sul e leste para um melhor conforto térmico. No corredor de acesso para os ambientes tem-se um office, visto que o perfil do usuário, professor, necessitaria de um ambiente para trabalho.
A suíte foi dimensionada de maneira a proporcionar um melhor conforto para o casal.
Visto que a área a cima da lavanderia não teria nenhum ambiente, optou-se por fazer um terraço, possibilitando uma área de lazer aos usuários.
A adoção de um pavimento superior foi a melhor solução, levando-se em conta as dimensões do terreno (15x22m) e também a solução proporciona um isolamento da área íntima com as áreas social e de serviço.
Ao final do terreno tem-se uma área livre com 4,5 m entre o