Projeto
O violão é um instrumento típico da música brasileira. Porém, não foi criado no país. Especula-se que sua origem seja da região Oriental, levada à Península Ibérica pelos Árabes. Outra teoria é que seja originário da Grécia ou de Roma, descendendo da Lira grega. Seja qual for a e sua origem, ao longo dos séculos os instrumentos precursores do violão foram sendo gradativamente transformados, sendo muito usados na Espanha e em Portugal. A nomenclatura espanhola do violão é guitarra, assim como a inglesa (guitar). Por isso, para evitar confusões de nomes, em vários países se costuma chamar o violão de Spanish Guitar (Guitarra Espanhola), distinguindo-o da Guitarra Elétrica. O nome violão é especificamente usado no Brasil e em Portugal.
Violão modelo clássico: É um violão que usa cordas de nylon, e que é usado como diz o próprio nome em musica clássica, mas também é indicado para MPB, Samba, Bossa Nova, flamenco, e para iniciantes entre outros. Violão modelo Folk: Também conhecido como Dreadnought, é um violão geralmente de cordas de aço, pesado, muito utilizado em Rock, metal, Pop, musica sertaneja, foi criado pela Martin em 1916 visando um som encorpado, é muito utilizado hoje em dia, principalmente depois da moda dos acústicos, sendo muito versátil
Violão modelo Jumbo: possui som mais grave e mais equilibrado possui vários tamanhos (mini jumbo) este modelo é muito utilizado em Blues, Pop, Rock e baladas românticas, sendo muito versátil e em expansão devido à riqueza de seus timbres.
Violão modelo Dobro: Violão feito de metal, ou com uma placa de metal no suporte do cavalete, tem som muito alto e agudo, é muito utilizado em musica típica Americana, Blues e Coutry.
Violão de 12 cordas: causa um efeito de dois violões, tem um som muito lindo, e é muito usado em musica acústica, é muito usado em estúdios para evitar que se dobre as gravações do violão, muito usado em vários estilos, tendo como principal