projeto
Neste memorial irei descrever de forma parcial, é claro, todo desenvolvimento dos estudos, dos pratiques realizados e principalmente o conhecimento que adquiri até o módulo concluído no curso técnico de formação para os funcionários da educação referente ao módulo 2. Educandos e educadores: tempos históricos.
Não poderia começar sem fala da introdução da autora Maria Abádia da Silva, em um trecho, que chamou muito minha atenção, onde ela relata. O que sabemos é que estamos num rápido processo de mudanças familiares, sociais, políticas, econômicas, ambientais e tecnológicas. Assim, é fundamental compreender a importância da ação de cada um e de todos nesse processo. Dessa forma tentarei registrar tudo que puder aprender e compreender em cada unidade.
A unidade 1, refere-se a escola, o lugar onde mandamos nossos filhos e até nós adultos fazemos parte dela, uma vez como estudante, ou como funcionário, a autora deixa explicito sua preocupação, como a escola vem desempenhando seu papel, mediante tamanha responsabilidade que lhe é passada, pois se cada um compõem a sua história, ou melhor sua identidade a escola é a base fundamental para essa construção, sendo responsável pelo ensino, já que a educação vai se construindo automaticamente através dos meios sociais, das comunidades, das famílias, em fim em todos os locais que participamos e o ensino ilumina essa educação para que seja uma educação reconhecida, E nós funcionário precisamos ter um bom conhecimento para podermos desenvolver nossas atividades, transformando-as em educação.
Nas unidades II, III e IV foi muito importante para o meu conhecimento, mesmo já tendo estudado na história do Brasil sobre os Jesuítas, Aulas Régis e a vinda da Família real para o Brasil, mais era muito superficial e nesta unidade podemos estudar especificamente desde a chegada dos jesuítas até a expulsão, todo o processo de ensino e seus objetivos e que mesmo com seus objetivos já elaborados puderam aprender muitos