Projeto
Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São José dos Campos, SP, Brasil, Outubro, 16 a 19, 2006
ESTUDO DO FUNCIONAMENTO E DO PROCESSO DE ESCOLHA DE
HÉLICES PARA UM VEÍCULO AÉREO NÃO-TRIPULADO
Gustavo Oliveira Violato
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
End: Praça Marechal Eduardo Gomes, 50 - Vila das Acácias
CEP 12228-900 – São José dos Campos – SP – Brasil
Bolsista PIBIC-CNPq
E-mail: gustavoviolato@redecasd.ita.br
Pedro Teixeira Lacava
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
End: Praça Marechal Eduardo Gomes, 50 - Vila das Acácias
CEP 12228-900 – São José dos Campos – SP – Brasil
E-mail: lacava@ita.br
Resumo. Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas teorias sobre a estimativa de desempenho de uma hélice aeronáutica, assim como usar este conhecimento para propor métodos de escolha para a hélice de um veículo aéreo não tripulado.
Palavras chave: Hélices, VANT, Propulsão.
1. Introdução
Com o objetivo de diminuir os gastos com a inspeção das linhas de transmissão de energia elétrica, atualmente feita através do uso de helicópteros, a companhia elétrica do rio São Francisco está financiando um projeto para o desenvolvimento de um VANT (Veículo Aéreo Não-Tripulado) que execute esta função.
Este trabalho está inserido neste contexto, buscando ajudar na correta escolha de uma hélice de operação para a aeronave. Desta maneira temos a missão de construir bancos de ensaio confiáveis para o teste de hélices e motores, formular modelos teóricos para a análise preliminar do conjunto moto-propulsivo e finalmente testar os conjuntos selecionados, de tal forma que possamos medir o desempenho e relacionar as melhores hélices para o VANT.
As teorias básicas para desempenho de hélices focadas neste trabalho são a do momento e a do elemento de pá. Na primeira a hélice é considerada como um disco atuando sobre o escoamento e na segunda cada pá é considerada