Eflu liquidos
1 Efluentes industriais e indicadores globais de poluição Os efluentes líquidos industriais são originados com a utilização de água nos processos. A característica desse efluente depende da indústria que gera. Esse efluente costuma resultar da mistura de diversas correntes geradas em diferentes unidades do processo. São sempre misturas com grande complexidade. Os poluentes podem ser orgânicos ou inorgânicos, estarem solúveis ou suspensos. O material suspenso pode ser retirado por métodos físico-químicos, enquanto os solúveis por métodos físico-químicos ou biológicos. O material orgânico pode ser biodegradável ou persistente (não biodegradável). Como é impraticável fazer uma análise química completa do efluente, se usa métodos empíricos parava avaliação da concentração de contaminantes. Esses métodos são denominados indicadores globais de poluição. O material sólido pode ser classificado como dissolvido ou suspenso e volátil ou fixo. A parcela volátil é associada ao material orgânico, e a fixa ao inorgânico.
1.1 Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO)
É a quantidade de oxigênio necessária para oxidar a matéria orgânica biodegradável por ação de bactérias aeróbias. Ela representa indiretamente o teor de matéria orgânica biodegradável em mg O2/L.
Quando a amostra não possui micro-organismos suficientes, se adiciona mais micro-organismos através de uma semente, geralmente esgoto doméstico. Normalmente, a DBO excede a quantidade de oxigênio dissolvido, sendo necessário diluir a amostra.
Nos primeiros minutos, é oxidado o material orgânico (DBO imediata); depois a matéria orgânica (DBO carbonácea); e, depois de aproximadamente 20 dias, formas reduzidas de nitrogênio (DBO nitrogenada).
O teste de DBO é longo, por isso usa se o valor encontrado em 5 dias (DBO5), ao invés do valor final (DBOU).
O ion amônio é oxidado a nitrito (nitrosação), sendo então oxidado a nitrato (nitratação), completando a nitrificação. As bactérias