Resumo A aplicação da Física Nuclear nos exames de ressonância magnética
A aplicação da Física Nuclear nos exames de ressonância magnética
Resumo: Neste projeto, será estudada a teoria e os avanços nos estudos da Física Nuclear que permitiram a aplicação de conceitos modernos da física na medicina, sobretudo nos exames de Ressonância Magnética Nuclear (RMN). O procedimento utiliza um forte campo magnético uniforme que estimula núcleos dos átomos que formam os tecidos do organismo. Paralelamente, ondas de rádio em variadas frequências monitoram a forma como ressoam. Dependendo da estrutura física do tecido, a composição química, entre outras características, o tempo de resposta do núcleo dos átomos varia, o que permite mapear e criar imagens 2D e 3D dos órgãos internos, sem procedimentos invasivos e nenhuma radiação ionizante, prejudicial às células do corpo. Portanto, o projeto apresentará uma pesquisa aprofundada sobre o fenômeno da ressonância, em especial a causada por campos magnéticos e mais detalhadamente em prótons recorrentes no exame estudado, como o de Hidrogênio. A geração destes campos magnéticos também será abordada, bem como os métodos de detecção de sinais de RMN.
A Física do final do século XIX
Pouco antes do princípio do século XX, o final do chamado período clássico caracterizado pelo ponto devista newtoniano, a Física encontrava-se em uma posição única em relação às outras ciências e a outros diversos campos do saber.
A situação era única porque os físicos, em seu intento de estudar osfenômenos naturais, aparentemente haviam tido um êxito completo, já que praticamente tudo o que se observava podia ser explicado em termos de conceitos e leis conhecidas, como as leis de Newton domovimento, etc.; haviam sido tão cuidadosos nas suas conclusões que os físicos pareciam ter a situação completamente nas mãos.
De uma maneira muito menos milagrosa, as novas observações se haviamajustado nos lugares aparentemente dispostos para elas nas teorias e hipóteses válidas por mais de um século.
Os físicos