PROJETO
Em decorrência desses fatores e das exigências do mundo moderno, vem, quase sempre, como conseqüência natural, o isolamento social do velho. Sem dúvida este processo provocará o impacto da sociedade que terá que enfrentar este desafio com muita agilidade. Brandão (2004).
Segundo Camargo (2001), a violência intrafamiliar atinge uma parcela importante da população e repercute de forma significativa sobre a saúde das pessoas a ela submetidas, tanto para o idoso como para o familiar que cuida deste idoso. Configura-se um problema de saúde pública relevante e um desafio para os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS).
Na realidade, a violência intrafamiliar é uma questão de grande amplitude e complexidade cujo enfrentamento envolve profissionais de diferentes campos de atuação, requerendo, por conseguinte, uma efetiva mobilização de diversos setores do governo e da sociedade civil. Camargo (2001).
No mundo de hoje é raro a família que tem responsabilidade de cuidar de seus idosos, geralmente por falta de tempo, vivendo num mundo globalizado onde o dinheiro e quem manda, então trabalha de manhã, a tarde e a noite para poder comprar, o que esta na