Projeto
“A MALA ENCANTADA”
"Pegar um livro e abri-lo guarda a possibilidade do facto estético. O que são as palavras dormindo num livro? O que são esses símbolos mortos? Nada, absolutamente. O que é um livro se não o abrimos?
Simplesmente um cubo de papel e couro, com folhas; mas se o lemos acontece algo especial, creio que muda a cada vez.” Jorge Luís Borges
1 - Tema: Leitura
2 – Justificativa:
Este projeto visa motivar os alunos, incentivando-os à leitura, utilizando-se dos livros que estão na mala encantada. Com isso, estamos dando a devida importância que a leitura tem na formação do aluno.
Portanto, pretendemos incutir hábitos de leitura desde cedo nas crianças. Através desse projeto trabalharemos na escola o gosto e o prazer pela leitura.
3 – Abrangência:
Educação Infantil
Ensino Fundamental I
4 – Duração / Período / Culminância:
Duração : 2º semestre / 2010
Período : Agosto a dezembro de 2010
5 – Objetivo geral:
Proporcionar momentos de leitura, onde ler, ouvir histórias, assim como manusear o acervo da mala constituem sua metodologia. Ao ouvir as histórias contadas pelas professoras acreditamos no que nos diz Fanny Abramovich: “(...) como é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas, muitas histórias... escutá-las é o início da aprendizagem para ser um bom leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo” (ABRAMOVICH, 1989).
Assim, a implementação de um projeto de incentivo à leitura literária teve como referência a mala de livros, que através do ler e ouvir histórias possibilitam ao sujeito desenvolver sua sensibilidade, seu gosto artístico, como também ampliar sua maneira de ver e entender o mundo.
A mala é uma referência importante pelas possibilidades de experiências objetivas e subjetivas que proporciona aos sujeitos. Interagindo com os livros, crianças e educadores, podem conhecê-los e descobrir como são.
Desta forma, a literatura se