projeto
LORRANNY ROCHELLY DE OLIVEIRA
PRISCILLA VASCONCELOS MARTINS
BORDERLINE E A INTOLERÂNCIA A SOLIDÃO
UBERABA - MG
2014
LORRANNY ROCHELLY DE OLIVEIRA
PRISCILLA VASCONCELOS MARTINS
BORDERLINE E A INTOLERÂNCIA A SOLIDÃO
Trabalho apresentado à Universidade Uberaba como parte das exigências à conclusão do componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso do 7° período do Curso de Psicologia.
Orientador(a): Prof(ª) Dra. Marilei Silva
UBERABA - MG
2014
PROBLEMA
Convivendo com Borderlines é possível compreende-los diante da sua intolerância a solidão?
HIPÓTESE
O Borderline requer um tratamento adequado e apoio das pessoas que o rodeiam, pois a ansiedade se desenvolve pelo medo de ser abandonado, temendo a perda, a solidão e a falta de amparo. Estes aspectos podem ser gerados pelo fato dos mesmos procurarem o que às vezes nunca se teve, e se recusa a aceitar que nunca terá. Sendo assim, é preciso que se entenda o seu funcionamento psicodinâmico para que possa ser estabelecida uma relação de compreensão entre o borderline e os diretamente ligados a ele.
4
JUSTIFICATIVA
Baseado nos estudos que adquirimos durante todo o processo acadêmico, pode-se estudar vários fatores que nos chamaram muito a atenção. Desta forma para desenvolver este trabalho, utilizamos de um assunto em comum, que nos causa muita curiosidade, entusiasmos para aprofundarmos no mesmo e poder ajudar aqueles diretamente envolvidos que procuram e gritam por socorro para serem orientados e ajudados. Sempre nos mostramos apaixonadas pela personalidade humana, a qual consiste no repertório comportamental de cada um, e é multideterminado. Skinner (1953) apontava a importância de entender os três níveis de seleção do comportamento: filogênese,