Kaizen
Kaizen é uma palavra japonesa que significa mudança para melhor ou aprimoramento contínuo, e permeia toda a Administração Japonesa. Quando corretamente executado, é também um processo que humaniza o ambiente de trabalho, elimina o trabalho duro, ensina as pessoas como realizar experimentos no seu trabalho usando o método cientifico e também como identificar e eliminar desperdícios nos negócios
A administração Japonesa de hoje, é uma tradição baseada nos princípios educacionais japoneses, complementada por conhecimentos do management norte-americano a partir dos Anos 50.
Essa interação, japonesa e norte americana, começou a partir de 1950, não só em função de sua derrota frente aos Estados Unidos em 1945, mas principalmente com a adesão dos japoneses às práticas de negócios dos norte-americanos.
Kaizen é um todo processo integrado de TQC – Total Quality Control de aprimoramento contínuo, que é a essência da Administração Japonesa. E os japoneses dão importância, tanto a esse processo integrado, quanto ao resultado que se busca – o meio é tão importante quanto o fim. É tão importante fazer bem feito (eficiência) quanto obter o resultado certo (eficácia). Como disse certa vez Osho, grande promotor do auto-conhecimento, “a jornada é o próprio objetivo!”. Ou seja, o segredo do resultado positivo está em trabalhar bem o processo que gera resultado. Esta é a essência do Kaizen: buscar ao mesmo tempo resultado e processo em busca desse resultado.
Para buscar resultado, na empresa todos devem ter objetivo e missão comuns. Mas ao mesmo tempo, durante o período de trabalho devem trabalhar e viver de forma mais equilibrada e satisfatória possível. Porque dessa forma, tende-se a aumentar a produtividade e melhorar a qualidade e por sua vez, facilita a conquista do resultado positivo no mercado. Trabalha-se e vive-se de forma mais equilibrada e satisfatória possível, se pelo menos três