projeto
Esta monografia trata-se da descrição de uma proposta de pesquisa cujo objetivo é investigar e analisar a produção acadêmica expressa nas teses e dissertações relacionando a influência dos desenhos animados na formação da subjetividade infantil produzidas no período de 2010 a 2012, de modo a compreender o campo da Psicologia.
Em termos teóricos essa pesquisa ressalta-se com o embasamento em alguns autores que se dedicam aos estudos sobre subjetividade infantil.
Metodologicamente, assume-se a pesquisa proposta como sendo do tipo estado da arte e como uma investigação dentro da abordagem qualitativa, tendo como objeto de estudo as teses relacionando a influência dos desenhos animados na formação da subjetividade infantil defendidas nas dissertações e teses que estão disponíveis no portal da CAPES e bibliotecas digitais de programas brasileiros de graduação e pós-graduação.
Para a análise desse material assume-se o caráter essencialmente interpretativo e a análise de conteúdo. Como resultados preliminares, ressalta-se um total de 26 (Vinte seis) constituídas em objetos de análise da pesquisa ora proposta.
Torna-se cada vez mais comum a presença de investigações centralizadas na análise de relatos de pesquisas para identificar os objetivos dos estudos, as metodologias e os temas de interesse em determinada área de investigação com vistas a identificar o seu estado da arte ou estado do conhecimento.
De acordo com Pillão (2009, p.45):
Estado da arte tem sido entendido como uma modalidade de pesquisa adotada e adaptada/interpretada por diferentes pesquisadores de acordo com suas questões investigativas. Algumas vezes utilizando diferentes denominações: estado da arte, estado do conhecimento, mapeamento, tendências, panorama entre outras – os trabalhos envolvidos nessa modalidade de pesquisa apresentam em comum o foco central – a busca pela compreensão do conhecimento acumulado em um determinado campo de estudos delimitado no