Projeto
Foi-se o tempo que a palavra competência era apenas sinônimo de capacidade, as empresas especializadas na recolocação de profissionais no mercado de trabalho estão vivenciando um novo modelo de competência que valoriza as qualidades de cada pessoa, sendo assim o novo conceito relacionado com características que nascem com o indivíduo mas não são tão facilmente percebidas, sendo justamente tais qualidades que precisam ser buscadas. Portanto nesse sentido não é preciso dizer que nos dias atuais quem não conhece sua competência terá dificuldade de se colocar no mercado de trabalho.
Para Martin, o conceito de competência está relacionado a imagem de um iceberg onde uma parte fica fora da água visível e outra parte fica submersa na água invisível. Desta forma é a competência, alguns aspectos são visíveis como por exemplo as habilidades e o conhecimento que adquirimos com experiência e na vida acadêmica, já o aspecto lado precisa ser buscado no ser de cada pessoa o que diferencia o desempenho das pessoas.
Tais características que precisam ser buscadas no ser de cada um dizem respeito aos papéis sociais, como você os desenvolve dentro da sociedade, a forma como você vive enquanto pessoas, cidadão, profissional, marido,filho, amigo que é sinônimo de competência.
Logo, outra característica é o auto conceito, como o indivíduo se vê no trabalho, pois isso mostra qual cargo seria o melhor para sabermos o que temos de melhor. Para tanto deve-se investir no auto conhecimento para sabermos quem somos, nossos pontos fortes e nossas fragilidades.
Desta forma segue a característica é o saber transmitir as pessoas por meio da linguagem corporal e verbal nossa identidade.
A próxima características diz respeito a ter motivos para ser competente, para viver e realizar as coisas, ter assim uma missão pessoal e profissional. Esses motivos condicionam seu comportamento e suas decisões por isso cuide para que eles refletiam no que você tem de