Projeto
NBR 6118: ITEM 11 - AÇÕES
RONDONÓPOLIS - MT
2013
VICTOR DAUD LIMA
NBR 6118: ITEM 11 - AÇÕES
Trabalho
apresentado
ao
curso
de
Engenharia Civil da Faculdade Anhanguera
Rondonópolis, como requisito parcial para obtenção da nota referente à disciplina
Estruturas de Concreto IV.
Professor: Éden Bueno
RONDONÓPOLIS - MT
2013
ITEM 11 – Ações
1.1 Ações a considerar
Algumas ações é necessário considerar, as generalidades, ou seja, influência de todas as ações que possam produzir efeitos significativos. E também quanto à classificação das ações, podendo ser permanentes, variáveis e excepcionais.
1.2 Ações Permanentes
São aquelas ações que ocorrem com valores praticamente constantes durante toda a vida da construção, já as ações permanentes diretas são constituídas pelo peso próprio da estrutura e as ações permanentes indiretas são constituídas pelas deformações impostas por retração e fluência do concreto, deslocamentos de apoio, imperfeições geométricas e protensão.
1.3 Ações Variáveis
As ações variáveis diretas são constituídas por cargas acidentais previstas para o uso da construção, pela ação do vento e da chuva. As cargas acidentais correspondem normalmente ao impacto lateral, força longitudinal, força centrifuga entre outras. Existem também as ações variáveis indiretas que ocorre com a variação uniforme da temperatura, variação não uniforme da temperatura e ações dinâmicas. 1.4 Ações Excepcionais
Ocorrem também as situações excepcionais de carregamento, cujos efeitos não possam ser controlados por outros meios.
1.5 Valores das Ações
Os valores são em função da variabilidade de suas intensidades. Os valores representativos podem ser os valores característicos, valores convencionais excepcionais e valores reduzidos. E os valores de cálculo é a multiplicação dos valores representativos pelos respectivos coeficientes.
1.6 Coeficiente de ponderação das ações
As ações