projeto
Introdução
O mundo hoje apresenta significativo crescimento urbano, seja em grandes cidades como também em pequenas cidades do interior. Este processo de urbanização implica na formação das cidades que sofrem adaptações e mudanças estruturais a fim de atender as demandas de cada sociedade. Assim, as cidades apresentam suas características em decorrência do próprio aumento da população. Aumenta-se o número de moradias, abrem-se ruas, constroem-se pontes e obras de infra estrutura. Essas transformações marcam o processo de evolução urbana.
Analisando esse processo, podemos perceber que estas cidades começam a enfrentar sérios problemas de mobilidade urbana, e que, com a intenção de sanar tais problemas, as administrações municipais, muitas vezes, aprovam determinadas obras, sem observar criteriosamente os possíveis danos ambientais que estarão causando.
É analisando este contexto que nosso projeto direciona o olhar investigativo para as soluções que se estabelecem entre o desenvolvimento urbano e a conservação ambiental no município de Santo Antônio da Patrulha/RS. A cidade está localizadano litoral norte do Estado do Rio Grande do Sul, distante a 73 km da Capital do Estado , Porto Alegre. Foi fundada em 1811, com colonização basicamente de origem açoriana, e com o passar do tempo também italiana, polonesa e alemã se instalaram no município. Sua vocação econômica baseia-se na agricultura e pecuária. A indústria metal mecânica e indústrias alimentícias, com grandes fábricas de rapaduras e doces em geral, também tem forte posição na economia municipal.
A história do Município evidencia alguns ciclos importantes em sua trajetória. Dentre eles estão o ciclo da cana de açúcar onde mais de 06 mil hectares são produzidos e servem de sustentação à Agasa. O ciclo do arroz que transforma a lavoura e gera a criação de