Formas de produção de energia
1. Energia Nuclear
A energia elétrica gerada por uma fonte nuclear é obtida a partir do calor da reação do urânio. A queima do combustível produz calor que ferve a água de uma caldeira transformando-a em vapor. O vapor movimenta uma turbina que dá partida a um gerador que produz a eletricidade.
Nos reatores as reações acontecem de maneira controlada, enquanto que nas bombas atômicas a reação em cadeia processa-se integralmente em um tempo muito curto, liberando de modo explosivo toda a energia armazena-da no material fissionável, urânio ou plutônio.
Vantagens:
Não libera gases estufa;
Exigência de pequena área para construção da usina;
Grande disponibilidade do combustível;
Pequeno risco no transporte do combustível;
Pequena quantidade de resíduos;
Independência de fatores climáticos (ventos; chuvas)
Desvantagens:
O lixo nuclear radioativo deve ser armazenado em locais seguros e isso-lados;
Mais cara, quando comparada a outras formas;
Risco de acidentes nucleares;
Problemas ambientais, devido ao aquecimento de ecossistemas aquáti-cos pela água de resfriamento dos reatores.
Exemplos de usinas nucleares: Usina de Chernobyl – Ucrânia (desativa-da) e Central Nuclear de Almaraz – Almaraz, Espanha (em funcionamento).
2. Energia hidráulica
A energia hidrelétrica é a obtenção de energia elétrica através do apro-veitamento do potencial hidráulico de um rio. Para que esse processo seja rea-lizado é necessária a construção de usinas em rios que possuam elevado volu-me de água e que apresentem desníveis em seu curso.
A força da água em movimento é conhecida como energia potencial, es-sa água passa por tubulações da usina com muita força e velocidade, realizan-do a movimentação das turbinas. Nesse processo, ocorre a transformação de energia potencial (energia da água) em energia mecânica (movimento das tur-binas). As turbinas em movimento estão conectadas a um gerador, que é res-ponsável pela transformação da energia