Projeto
são constituídos de três pontos de entrada, cada um conectado a uma das fases da rede, sendo indicados para níveis maiores de potência (maior que 2kW). Nesta configuração, o ripple de tensão e de corrente são menores, conseqüentemente os filtros serão menores. Além disso, os retificadores trifásicos apresentam maior valor médio de tensão de saída.
4.1 Retificador Trifásico de Meia Onda
O mais simples dos retificadores polifásicos, pode ser sem controle ou totalmente controlado, ele possuitransformador trifásico na entrada, com secundário em estrela (Y), possui a vantagem de melhorar o fator deriplle e aumentar o valor médio da tensão de saída, devido ao aumento do número de pulsos.
O valor médio da corrente na carga é obtido de: Im=Vm/R
Com o usode um indutor em série com a carga resistiva, pode-se obter um ripple de corrente ainda menor comparado com carga resistiva pura. Observa-se que as expressões para o cálculo da tensão e corrente médias continuam sendo válidas para carga RL. Corrente e tensão nos diodos. A máxima tensão reversa sobre os diodos é dada pelo valor de pico da tensão de linha (tensão entre fases) aplicada na entrada do retificador.
4.2 - Retificador Trifásico de Onda Completa
O retificador trifásico de onda completa, se tratando de uma das estruturas mais empregadas industrialmente. Este retificador apresenta seis etapas de operação ao longo de um período da rede, sendo que cada etapa é caracterizada por um par de diodos em condução. Em cada instante a corrente da carga flui por um diodo da parte superior (D1, D2 ou D3) e um da parte inferior (D4, D5, ou D6). A operação pode ser explicada assumindo as tensões nas três fases.
Em cada etapa de operação duas fases estão conectadas a carga, uma através e um diodo superior e a outra através de um diodo inferior. A tensão de saída é dada pelo valor instantâneo das tensões entre as fases conectadas à carga em cada uma das seis etapas de operação