Projeto
APRESENTAÇÃO
A Base de Polícia Comunitária Guamá-Terra Firme, funcionando desde 30-09-2008, vinculada ao Programa Segurança Cidadã, de forma integrada entre policiais militares , civis e corpo de bombeiros, tem suas atividades fundamentadas na filosofia de Polícia Comunitária. São ações voltadas para a prevenção de conflitos com o advento da MEDIAÇÃO e da PARCERIA. Após levantamento sócio-econômico nas ruas Samaumeira, 27 de Setembro e Perimetral, foi confeccionado um diagnóstico como referencial. Esta Base constatou que a falta de alternativas de lazer para os adolescentes em situação de vulnerabilidade social, contribui bastante para a ociosidade e, consequentemente, para o aumento da violência nessa área. Por isso, faz-se necessária a intervenção desta Base através deste Projeto.
JUSTIFICATIVA
Segundo parâmetros da própria Base, os agrupamentos juvenis acontecem com mais freqüência aos domingos. É quando o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, o uso de entorpecentes, crimes contra o patrimônio, entre outros, aumentam consideravelmente.
OBJETIVO GERAL
Aproximação com a comunidade local, monitoramento, depuração, proteção e educação pela prática de atividades esportivas aos adolescentes em situação de vulnerabilidade social, atendidos por esta Base.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Proporcionar aos beneficiados (adolescentes da Samaumeira, 27 e Perimetral) por este Projeto um domingo alegre com atividades esportivas e outras manifestações culturais.
METODOLOGIA
Policiais e lideranças comunitárias, com suas aptidões, interagindo para a divulgação e monitoramento das atividades, como: prevenção de acidente no lar, aulas de reforço escolar, oficina de poesias, torneios, passeios ecológicos, colônias de férias, etc.
RECURSO