Projeto
A área de Recursos Humanos dentro de uma empresa tem semelhança na razão de existir. Onde o objetivo é gerar lucro para o acionista através do atendimento das necessidades da sociedade, todas as áreas de uma empresa têm o objetivo de melhorar o seu resultado, através de algum tipo de recurso.
Então o RH é responsável por melhorar o resultado da empresa, através do recurso "Pessoas", ou seja, fazer com que acionistas e a sociedade tenham suas necessidades atendidas, através do conhecimento, do trabalho e da atitude das pessoas de uma empresa. Por isso, em cada empresa o RH é responsável por uma série de atividades e processos.
A luta que as empresas enfrentam e que continuarão a enfrentar nas próximas décadas para captar, selecionar, desenvolver e reter profissionais de que precisam, são grandes e é necessário saber acompanhar a estas mudanças, visto que, cada empresa tem sua filosofia.
Ao se abordar a temática de recrutar e selecionar iremos considerar as principais forças e desafios na busca por profissionais capacitados.
A seleção de recursos humanos pode ser definida como a escolha do homem certo par o cargo certo, ou, mais amplamente, ente os candidatos recrutados, aqueles mais adequados aos cargos existentes na empresa, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal (Chiavenato).Também, uma escolha do melhor, ou representação dos melhores, ou seja, a escolha do homem certo para o lugar certo.
No capítulo I, apresentaremos o contexto atual em que as atividades de recrutar e selecionar se inserem, analisando o seu impacto e o papel do selecionador.
No capítulo II, iremos mencionar como embasar melhor as decisões de contratação, como conduzir os processos seletivos, analisando os impactos existentes na busca. No capítulo III, abordaremos o desafio de reter talentos; a busca e as estratégias de captação e seleção e a otimização desse processo. No capítulo IV, falaremos um pouco sobre como as empresas estão selecionando.